TCE/SC realiza primeira etapa do XVII Ciclo de Estudos da Administração Municipal

TCE/SC realiza primeira etapa do XVII Ciclo de Estudos da Administração Municipal

Com o objetivo de aproximar quem fiscaliza de quem aplica o dinheiro público, em favor do aperfeiçoamento da administração municipal, o Tribunal de Contas de Santa Catarina deu início, nesta terça-feira (11/7), à décima sétima edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. São Miguel do Oeste, a primeira cidade a receber o evento de capacitação, reuniu na sede da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), 244 pessoas, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, controladores internos e técnicos das áreas de recursos humanos e de licitações e contratos das prefeituras e câmaras de vereadores de 36 municípios.

Nesta semana, o XVII Ciclo irá para outros dois munícipios do Oeste — Chapecó (12/7) e Joaçaba (13/7) —, reunindo agentes públicos de mais 83 cidades que integram as associações dos municípios do Oeste, Alto Irani, Noroeste, Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio Oeste Catarinense (Serviço). Até o dia 9 de agosto, aproximadamente quatro mil pessoas, entre gestores e técnicos dos 295 municípios do Estado, devem receber orientações sobre boas práticas na administração pública, em 12 encontros regionais.

“O trabalho do servidor deve ser exemplar para a população. É uma importante ligação entre a sociedade e o bem comum”, destacou o supervisor do Instituto de Contas (Icon) do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, ao falar para os participantes da oficina técnica sobre atos de pessoal. Nadal participará das etapas de Chapecó e Joaçaba.

A programação do XVII Ciclo oferece três oficinas técnicas nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal; de licitações e licitações e contratos. Todas as abordagens têm apoio num livro-texto, disponível no Portal do Tribunal (www.tce.sc.gov.br), na área de “Destaques”, no centro da página principal, ou na aba “Outros Serviços”, no rodapé, no linkPublicações/Ciclos de Estudos.

Organizado pelo Instituto de Contas (Icon) — responsável pela política de educação corporativa do Tribunal —, o evento tem a parceria das associações de municípios de Santa Catarina e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

 Parceria

O vice-reitor da Unoesc, Vitor Carlos D’Agostini, recebeu em seu gabinete o o supervisor do Icon, o presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Adelor Provenci, e o presidente da câmara de vereadores de São Miguel D’Oeste, Claudio Barpi. Na oportunidade, o vice-reitor e o conselheiro do Tribunal destacaram a importância da programação de capacitação e o papel da Unoesc para o desenvolvimento da Região. “A nossa Universidade recebe alunos de 72 municípios diferentes”, salientou o vice-reitor.

 

Serviço:

O quê: XVII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal

Etapa de Chapecó: 12/7 (quarta-feira)

Onde: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes — Rua Assis Brasil, 20 D — Centro.

Associações de municípios participantes: Amosc, Amai, Amnoroeste e Amauc.

Etapa de Joaçaba: 13/7 (quinta-feira)

Onde: Sala Frei Edgar – Anexo à Catedral Santa Terezinha — Avenida Santa Terezinha. (Oficina técnica — Contabilidade e Controle Interno).

Onde: E.E.B. Governador Celso Ramos — Avenida Santa Terezinha, 105. (Oficina técnica — Licitações e Contratos).

Onde: Centro Educacional Roberto Trompowski — Avenida Santa Terezinha, 49. (Oficina técnica — Atos de Pessoal).

Associações de municípios participantes: Ammoc e Amarp.

Próximas etapas: Palhoça (18/7), Criciúma (20/7), Capivari de Baixo (21/7), Blumenau (26/7), Itajaí (27/7), Joinville (1º/8), Jaraguá do Sul (2/8), Lages (8/8) e Rio do Sul (9/8).

Inscrições e programação: Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br)

Mais informações: e-mail [email protected] / (48) 3221-3794 e (48) 3221-3890, do Icon.