Com o constante problema com a água no município, sendo as vezes ausente, as vezes turva, vereadores solicitaram explicações da Casan para esclarecer o ocorrido, visto que após a nova captação da água, os problemas deveriam ter acabado. Desta forma, estiveram presentes na última sessão (03) Cesar Cunha (Superintendente Regional de Negócios da CASAN Norte/Vale do Itajaí), Valdecir Bodemuller (agente da CASAN em Pouso Redondo).
Cunha e Bodemuller ressaltaram que entre os principais problemas estão os vazamentos ocultos, e a demora em encontrá-los, visto que às vezes necessitam percorrer a cidade inteira para achar o local do problema. Para agravar, esse procedimento só pode ser feito no período noturno, quando a cidade está silenciosa, já que com o barulho de caminhões, buzinas, o serviço não consegue alcançar sua finalidade.
Também nos últimos dias, devido ao grande volume de chuva, o local onde ocorre a nova captação foi bloqueado com o acumulo de pedras trazidas pela correnteza. Devido ao bloqueio da captação e a água acima do nível, funcionários da Casan não conseguiram desbloquear a passagem antes do nível do rio descer. De todo modo, essa questão é um problema que está muito perto de ser solucionado, pois já foi realizado um procedimento para impedir o bloqueio, porém, sua eficácia só será avaliada na próxima enxurrada.
Foi destacado ainda que a estação de tratamento presente no centro da cidade é muito antiga, e qualquer problema ocorrido na captação, (por exemplo vir uma água mais suja que o normal) a estação de tratamento não consegue deixar com a qualidade necessária.
Por outro lado, o ponto positivo é que já chegou à cidade o equipamento para montar a nova estação de tratamento na localidade do Lageado, junto da nova captação de água lá existente.
Cunha ressaltou que compreende a cobrança do Legislativo e da população, mas enfatiza que todas as medidas estão sendo tomadas para otimizar a qualidade. O superintendente ainda elogiou a participação da Prefeitura e a Secretaria de Obras na realização da nova captação, e o empenho já inicial na obra da nova estação de tratamento, pois a Casan sozinha não conseguiria realizar uma obra desta magnitude.
Sendo assim, com a nova captação já concluída, e a estação de tratamento em construção, muito em breve dificilmente Pouso Redondo sofrerá com água turva ou falta da mesma.